madame bovary
Madame Bovary
Isabela Cristina, n05 admistração
Rebeca Mori, n12 admistração
Tabata Eduarda, n13 administração
Leonardo Barreto, n03 mecatrónica
Oscar Enrique, n07 mecatrónica
Título da Obra e Nome do Autor:
Madame Bonvary - Gustave Flaubert
Publicado em: 1857
Idioma original: Língua francesa
Espaço:
Os espaços na obra são bem distintos:
Físico: Temos as localidades de Tostes, Ruão, Vaubyessard, Yonville, Paris, o colégio, o convento e o campo. São na maioria espaços urbanos, com exceção do campo onde Ema vivia.
Social: Transitam entre a burguesia, os camponeses e os de posição aristocrática. Esses espaços exercem influência sobre os personagens e determinam seus comportamentos.
Tempo:
Da narrativa: é predominantemente cronológico, mas possui momentos em que a narrativa exige um tempo psicológico, representado pelos conflitos de ema.
Da narração: segue uma ordem linear, com alguns flash-backs para contar a história dos pais de carlos e a adolescência de ema no convento. Segue a cronologia habitual, partindo do início mais remoto do passado (a infância de carlos) até o futuro mais distante (o destino de berta).
Personagens Primarios e suas personalidades:
Berta Bovary: É filha do casal, Ema e Carlos. Aparentemente no meio da trama demonstra ser uma personagem secundária, mas no desfecho revela-se como extensão protagonizadora de Ema, já que é nela que se reflete todo o resultado da narrativa. É a concretização realista de toda a trama. É por consequência uma personagem evolutiva, pois seu futuro demonstra-se oposto a qualquer tipo de previsão. Seu nome significa “gloriosa, determinada, brilhante”.
Ema Bovary: É a protagonista (ou heroína) do romance. Nasceu e viveu no campo, era simples, porém com modos de um membro da aristocracia. Após o casamento, tornou-se geniosa, frustrada, sedenta por romance, aventuras, tudo aquilo que fosse o oposto de sua vida tediosa e sem perspectiva