Macuinaíma
Macunaíma queria erguer um “papiri” para os três morarem, mas não dá muito certo, pois Maanape só queria tomar café e Jiguê só queria dormir. Então o herói resolveu aprontar com seus manos, Maanape e Jiguê muito chateados quiseram se vingar do mano e daí surgiu às três que veio da infantilidade dos três.
No outro dia Macunaíma percebeu que não poderia mais aparecer na Rua Maranhão, pois o “gigante” já o conhecia. O herói teve uma idéia de se vestir de francesa, emprestou até a roupa da patroa da pensão, para poder enganar o gigante e conseguir seu muiraquitã de volta.
Chegando lá encontrou gigante esperando no portão, logo entraram e seguiram para uma alcova lindíssima onde tinha obras de artes de várias partes do Brasil assim como as comidas típicas. Depois de se servirem, a francesa tomou um copo de “puro” para poder ter coragem de rebater com o gigante. Então perguntou se era verdade que ele tinha um muiraquitã e o gigante foi lá dentro e trouxe o amuleto, quando Macunaíma viu ficou bastante emocionado, mas conseguiu se segurar e perguntou se o gigante queria vender a pedra. Mas Venceslau Pietro Pietra não quis vender a pedra, pois era um colecionador, mas talvez pudesse dar se a francesa brincasse com ele, Macunaíma muito assustado saiu correndo pelo jardim.
O gigante saiu atrás da francesa e prendeu-o em um cesto, mas Macunaíma era esperto e conseguiu fugir sendo perseguido pelo cachorro do gigante, até que viu um formigueiro e se meteu dentro. Venceslau tentou tirar Macunaíma de qualquer jeito de dentro do buraco e se irritou tanto que foi buscar uma jararaca, até que Macunaíma decidiu sair. O herói foi tirando todas as peças de roupas até que pôs seu “sim-sinhô” para fora e pediu para o gigante ajudá-lo a sair do buraco, tirou ele tão forte que caiu longe e aproveitou para fugir para a