MACROSCOPIA
Trichophyton mentagrophytes
As colônias são usualmente de cor creme castanho, embora elas possam tornar-se escuras com a idade. A superfície da colônia aparece fofa e pulverulenta. O lado inferior da colônia pode ter uma coloração que varia do castanho ao marrom ou vermelho escuro.
Figura 1 Figura 2
Trichophyton rubrum Colônias brancas, aveludadas ou fofas. Pode apresentar pigmento vermelho-vinho. O pigmento também pode variar de amarelo a laranja.
Figura 3 Figura 4
Aspergillus niger As colônias são bem distintas, com uma aparência de lã, apresentando originalmente uma cor branco-amarelo que pode tornar-se marrom escuro ou negro devido às cabeças canidiais, com uma camada basal branca ou castanha.
Figura 5 Figura 6
Microscopia As lâminas de fungos já estavam focadas, apresentavam coloração ótima o que facilitou a visualização e identificação dos mesmos.
Curvularia sp Hifas septadas com presença de macroconídeos ligados às hifas e coloração demácea. Figura 7 Figura 8
Microsporum canis
Os macroconídeos são em forma de espiga ou fusiformes com uma parede espessa, irregular e rugosa, contendo de cinco a quinze células. Elas medem de cinco a vinte por dez a cem µm e possuem extremidades características em forma de maçaneta. Ah hifas são septadas.
Figura 9 Figura 10
Trichophyton tonsurans As hifas septadas possuem microconídios que podem variar significamente no tamanho