psicopedagogia
O jogo das cores proibidas foi criado por Vygotsky, propõe investigar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos na realização do jogo. Para entender o desenvolvimento das funções psicológicas superiores que são responsáveis pela organização mental de um indivíduo, Vygotsky agrega mecanismo psicológicos mais complexos e sofisticados de um organismo. O indivíduo não é compreendido apenas como sendo mente e corpo, mas é também influenciado pelo meio que está inserido, ou seja na sociedade e cultura onde vive.
Desta forma Lev Vygotsky, se contrapõe a muitos teóricos, pois ele entendeu que o meio ambiente, a cultura está interligada no processo de desenvolvimento de um indivíduo, sendo assim ele percebeu que o aprendizado também se dá por meio da mediação, onde o indivíduo utiliza-se das funções psicológicas superiores, onde a mediação é um interventor de uma situação, transformando assim de um caráter direto para um mediado. Dessa forma o desenvolvimento humano e todo o processo de aprendizado se dão por mediação de um instrumento ou signos.
Método
Sujeitos
Foram utilizadas na aplicação do jogo das cores proibidas quatro crianças de idades entre 5,6,7 e 8 anos de nível socioeconômico semelhante, que não apresentavam problemas de aprendizagem, que compreendiam as regras do jogo e que conheciam as cores do jogo.
Material utilizado
Foram utilizados lápis de cor e cartões feitos com folhas sulfites pintadas com as cores especificas utilizadas no jogo. Questionário especifico para o jogo anexado ao final do trabalho, o qual se foi utilizado para a pesquisa, com as crianças no jogo das cores.
Procedimento de aplicação e descrição da pesquisa
O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas a cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. O