orgaos do empreendedorismo
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 280 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.
Leis de incentivo
Os chamados Microempreendedor Individual (MEI), as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) são regidos por uma legislação específica (Federal) que lhes garantem uma série de regalias e incentivos.
Os benefícios são vários: isenção de taxas para registro da empresa, sendo todo o processo de formalização gratuito; cobertura previdenciária - a partir de uma pequena contribuição mensal, o empreendedor tem os mesmos direitos previdenciários de um trabalhador assalariado; a segurança jurídica de um negócio formalizado facilita o acesso a serviços bancários, como linhas de crédito com redução de juros e taxas; contratação de um funcionário com menor custo; ausência de burocracia, havendo a necessidade de apenas uma declaração de renda simples e uma vez por ano; entre outros.
Incubadoras
As Incubadoras de empresas são organizações que podem estar vinculadas as instituições de ensino públicas ou privadas, prefeituras, e até mesmo iniciativas empresariais independentes. A base de sustentação de um programa de incubação está alicerçada na difusão da cultura empreendedora, do conhecimento e da inovação.
Através das incubadoras é possível apoiar novos empreendimentos de projetos inovadores, por meio da oferta de inúmeras facilidades e apoio aos empreendedores, tais como: consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, espaço físico e infraestrutura operacional, administrativa e técnica.
Endeavor
O Instituto Empreender Endeavor é uma