macronutrientes primarios
Guilherme Caffarena, Lucas Delamain Longo, Lucas Berti Perez, Mateus Penha.
UNESP, Campus Ilha Solteira, Agronomia.
Palavras chave: fisiologia, metabolismo, nutriente mineral.
Introdução
Os macronutrientes são aqueles que são utilizados em grande quantidade pelos vegetais, e são divididos em primários e secundários, N (nitrogênio), P (fosforo) e K (potássio), fazem partes do grupo dos primários, já os secundários são Ca (cálcio), Mg (magnésio) e o S (Enxofre).
Este trabalho descreve a função que os macronutrientes primários exercem sobre as plantas em geral, desde a preparação do solo, produção e a importância dos mesmos para o desenvolvimento e reações bioquímicas que acontecem dentro da planta, tendo como objetivo ressaltar a importância da bioquímica na agronomia, em especial no ciclo metabólico das plantas.
Descrição do Assunto
A nutrição mineral de plantas nos fornece informações sobre quais elementos são essenciais às plantas, suas funções, como são absorvidos, transportados e redistribuídos. A deficiência desses minerais restringe o vegetal de concluir seu ciclo biológico, tal deficiência é especifica em cada caso (tipo de nutriente, quantidade no meio externo, forma de absorção, variedade vegetal e outros fatores da natureza), os elementos apresentam função metabólica essencial, sendo requerido tanto na ação enzimática como na formação de tecidos.
Os macronutrientes primários e suas funções:
Nitrogênio: Elemento químico indispensável para formação das proteínas que por sua vez, são substancias que estão presentes nos tecidos vegetais. O nitrogênio esta presente também em compostos do metabolismo, como a clorofila e os alcaloides, bem como de muitos hormônios, vitaminas e enzimas.
Fosforo: Está presente na realização da respiração e na produção de energia, além de agir na divisão celular intensificando-a. Pode-se encontrar também em algumas substancias de reserva como os