Macroelementos
Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes. São elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial. De acordo com a necessidade diária de cada sal mineral, podemos classificá-los em: macroelementos, Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se:
Cálcio
O cálcio cuja sua função é atuar na formação de tecidos, ossos, e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Em caso de falta, provoca deformações ósseas e enfraquecimento nos dentes. As fontes alimentares que pode ser encontrado o cálcio são; queijo, leite, nozes, uvas, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha do caju.
Fósforo
O fósforo cuja função é atuar na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo. Em caso de falta, provoca maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados alterações nervosa raquitismo e anemia. As fontes alimentares que pode ser encontrado o fósforo são; Carnes em geral: boi, frango, peixe e porco, Leite e derivados de leite como queijo, iogurte, requeijão, Ovo, Feijão e outros “feijões”, como: lentilha, grão de bico, ervilha e soja, Amendoim e preparações à base de amendoim, castanha de caju, nozes ou avelã.
Magnésio O magnésio, cuja função é atuar na formação dos tecidos, ossos e dentes. Auxilia a metabolizar os carboidratos e, controla a excitabilidade muscular. Em caso de falta, provoca