pedagogia pra que ?
Meu nome é Erlani Cristina maques de Oliveira nascida na cidade de londrina no dia 11/05/1973, casada mãe de dois filhos é hoje aluna no curso de Licenciatura em pedagogia da UNOPAR. Venho através deste memorial relatar um pouco das experiências vivenciadas na minha caminhada escolar desdo 1º ano primário até os dias de hoje. Experiências essas que exercem papel fundamental na decisão de cursar uma faculdade. Aproveito também pra falar sobre minhas expectativas para o futuro como profissional da educação.
2 DESENVOLVIMENTO
MEMORIAS DE MINHA INFANCIA E EXPERIENCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA
Do meu tempo de infância muitos fatos ficaram na lembrança, quando paro pra pensar até parece que foi ontem meu primeiro colégio, (Colégio Estadual São José aqui em Londrina) onde estudei até terminar o quarto ano de contabilidade, segundo colegial como se dizia naquele tempo.
Minha primeira professora, tia Guiomar, uma senhora já idosa e muito rígida com os alunos, para ela era fundamental que seus alunos soubessem ler todas as lições da cartilha (saudade dessa cartilha), Cartilha Caminho Suave/Branca Lima, Nesta época não existia o pré nas escolas públicas, começávamos a estudar direto no primeiro ano e era essencial sair do primeiro ano lendo e escrevendo.
Na segunda série agora com a professora tia Santina começamos a ter as primeiras noções de matemática, números de 1 a 100, (adição, subtração) e outros. A professora Santina era muito atenciosa com os alunos, mas porem quando alguém a tirava do sério dava castigo mesmo, ficar de pé na frente do quadro negro escrever varias vezes frases repetidas como por exemplo( Eu devo me comportar na sala de aula, Não devo conversar na sala de aula, isso as vezes 10, 20 vezes repetidas, esses castigos eram normais na escola).
Passei para a terceira série, então vieram as novidades, a professora