Macroeconomia
1 – Explique o significado econômico de um déficit no balanço de pagamentos em transações correntes. Procure explicitar em quais situações esse déficit pode ser benéfico e em quais ele é indesejável.
R: Isso significa que, num determinado período, o país “produziu” por meio da venda de bens e serviços, bem como recebimento de transferências, uma quantidade de divisas (atualmente dólares) insuficiente para, em contrapartida, pagar as despesas em divisas contraídas no mesmo período.
- Benéfico: quando o país tem um déficit, mas adquirido com aquisições de máquinas, equipamentos ou tecnologias tendo como objetivo elevar a eficiência econômica do país e sua capacidade de reverter o mesmo.
- Indesejável: quando o país tem sucessivos déficits em transações correntes, deixando-o vulnerável às crises internacionais, tendo que implantar políticas de ajustamento de caráter recessivo que impõe grandes sacrifícios a todos, principalmente aos pobres.
2 – Explique o que vêm a ser transações compensatórias no balanço de pagamentos, analisando cada uma de suas opções.
R: Transações compensatórias é o movimento do capital com a interferência do governo a fim de zerar a balança de pagamento. As transações compensatórias “zeram” o saldo do Balanço de Pagamento. A conta transações compensatórias” registra as transações efetivadas com vistas à equalização dos débitos e créditos do balanço de pagamentos. Esta conta registra um valor idêntico ao resultado do balanço de pagamentos, porém com sinal inverso. Estas ações podem ser: Venda de moeda estrangeira (normalmente dólares) do governo, realizada pelo Banco Central do Brasil. As chamadas operações de regularização, como comumente se denominam as operações de tomadas de empréstimos junto a organismos financeiros mundiais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.
3 – Explique a importância dos capitais de curto prazo e suas desvantagens em relação a outras formas de movimento de