Cristalização fracionada
QUÍMICA A – EAD 07101
PRÁTICA III– Cristalização Fracionada
13/04/2013
Rosa Maria Santini Prado – 13111070033
1 - Introdução: Cristalização fracionada é um método de refino de substâncias baseado em diferenças de solubilidade. Se duas ou mais substâncias são dissolvidas em um solvente, elas irão cristalizar na solução precipitando-se a diferentes taxas. Cristalização pode ser induzida por mudanças em concentração e temperatura.
A cristalização fracionada pode ser usada em purificação ou análise química.
Ao falarmos em cristais não podemos deixar de pensar na sua beleza e, consequentemente, sua estrutura e que essas são o resultado das ligações químicas ( que são forças atrativas que ocorrem entrem os átomos quando seus elétrons de valência se reorganizam no fenômeno da reação química) e de toda a energia envolvida neste processo.
Aqui nos referimos as ligações iônicas que são formadas quando um ou mais elétrons são transferidos de um átomo para outo, gerando íons positivos(cátions) e negativos (ânions).
A energia total de uma reação onde há formação de substâncias iônicas pode ser imaginada como a soma de três etapas individuais: 1. a ionização do átomo que irá gerar o cátion ( energia de ionização do elemento) 2. a adição de um (ou mais) elétrons ao átomo gerador do ânion( a energia aqui é a afinidade eletrônica do elemento) 3. a formação de pares de íons
Vale lembrar que compostos iónicos, têm as seguintes características: * Apresentam forma definida, são sólidos nas condições normais; * Possuem altos pontos de fusão e de ebulição; * Dissolvem-se em água; * Conduzem corrente eléctrica quando dissolvidos em água ou fundidos.
2 - Retículo Cristalino do NaCl
2 - Retículo Cristalino do NaCl
1 - Cristais do NaCl
3 - Sequência de imagens (crescimento de cristais de