Macroeconomia
R: Devido ao fato da economia ser uma ciência social que estuda como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços. Ao se estudar a escassez desses recursos, é decidido o que produzir, de acordo com as necessidades da sociedade, como produzir, buscando sempre maior eficiência produtiva e para quem produzir, analisando o mercado.
2-Quais as principais diferenças entre uma economia de mercado e uma economia centralizada?
R: Na economia de mercado temos um sistema capitalista e com maior poder econômico. Sua principal característica é o fato do Estado não interferir muito nas suas relações comerciais e industriais. Já a economia centralizada possui um sistema socialista, onde o Estado interfere nos assuntos comerciais, tomando decisões como: produção e planificação dessa produção.
3-O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R: Mostra as várias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produção e a tecnologia disponíveis. Através do gráfico vemos também, que caso haja uma obtenção de quantidades adicionais de determinada classe de produto implica necessariamente a redução das quantidades de outra classe.
4-Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidades fosse constantes?
R: Ela possui um formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, se aumentarmos a produção de determinado produto, outro consequentemente diminuirá.
5-Explique o que vêm a ser argumentos positivos e argumentos normativos em Economia.
R: Nos argumentos positivos, os economistas tentam descrever o mundo como ele é, já nos argumentos normativos, eles prescrevem como o mundo deveria ser.