MACROECONOMIA
POLITICA MACROECONÔMICA < > VARIÁVEIS CHAVES
Política Macroeconômica: conjunto de medidas governamentais que tentam influenciar o andamento da economia em seu conjunto. Os objetivos-chave da política econômica costumam ser a produção, o emprego e a estabilidade dos preços. Outros objetivos: déficit público, desequilíbrio externo, taxa de câmbio.
1. Produção:• Crescimento Econômico;• Indicador: PIB;• PIB Potencial: nível máximo de produção que a economia pode alcançar mantendo a inflação estável;• O produto potencial depende da capacidade produtiva da economia, dos fatores produtivos e da tecnologia disponível.
PIB: soma do valor de todos os bens e serviços finais produzidos no país em um período de tempo. o “Interno”: produção dentro do país e inclui os produtos finais, isto é, a soma dos valores agregados em cada estágio da cadeia produtiva, descontados os consumos intermediários, a fim de evitar a dupla contabilização;o “Bruto”: não se desconta as depreciações.
2. Emprego:Taxa de desemprego: porcentagem da população economicamente ativa (PEA) que está desempregada. PEA: todas as pessoas empregadas e as desempregadas em busca de emprego.Taxa de desemprego = (nr. empregados/PEA)*100
3. Nível de preços:Busca-se sempre, a estabilidade nos preços. Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mede o custo de uma cesta fixa de bens normalmente adquiridos pelo consumidor médio. Inflação baixa, através de medidas de redução da inflação, podem gerar a contração da atividade econômica e aumento do desemprego. Taxa de inflação: é a taxa de crescimento no nível de preços de um ano em relação ao outro.
4. Déficit Público:É a diferença entre os gastos públicos e as receitas públicas. Determina a necessidade de