Macroeconomia
2 – A função é uma relação entre os níveis de produção e os níveis de insumos, para cada nível de utilização de insumos, a função produção mostra o valor resultante de produção, escrita da seguinte forma: Y = F (K.N.).
O aumento no número de trabalhadores com maior educação (qualificados), melhora a produção elevando a produtividade e à medida que a produtividade aumenta , o emprego tende a aumentar também, porém a uma taxa decrescente. A inclinação da função produção é positiva, mas diminui à medida que avança pela curva.
3 – No modelo clássico por demanda de trabalho as firmas são competitivas, escolhem quantidades a ser produzida que maximize os lucros. Em curto prazo, a produção só pode ser alterada por meio da variação na utilização do insumo trabalho, de modo que a escolha do nível de produção e a quantidade de trabalho constituem uma única decisão. A curva do produto marginal é a curva de demanda da firma por trabalho, isso significa que a demanda por trabalho depende inversamente do valor do salário real, portanto inclinação negativa. Na oferta de trabalho, os economistas clássicos assumiam que o individuo tenta maximizar a utilidade ou satisfação. O nível de utilidade depende positivamente tanto da renda real, que proporciona ao individuo poder de compra sobre bens e serviços e lazer. Portanto há um trade-off entre esses dois objetivos, pois a renda aumenta com o trabalho, que por sua vez, reduz o tempo disponível para lazer. A curva de oferta de trabalho tem inclinações positivas. Supondo que mais trabalho seja ofertado se os salários forem mais altos.
4 – Ao tomar a decisão trabalho-lazer, ele