macroeconomia
O processo de globalização está ligado às tecnologias, pois foi a partir daí que o mercado se tornou mais ágil e eficaz. Podem-se citar como exemplo as telecomunicações e o transporte. Nas telecomunicações houve um melhoramento nas redes de telefonias como o surgimento do celular que facilitava bastante a comunicação entre as pessoas, empresas etc. No que facilitava também as importações e exportações de produtos e entre outros. Posteriormente surgiu a internet bem, mas rápida e, mas eficiente tornando os fluxos de capitais e investimentos mais viáveis. Por fim surgiram os veículos de comunicação (televisão e radio) onde todos os dias eram transmitidos informações para a sociedade.
Nos transportes as inovações surgiram nas ferrovias, hidrovias, aeroportos; como também em transportes mais modernos como caminhão, barco, navio etc. Que facilitavam ainda mais as exportações e importações de mercadorias trazendo mais lucros para as empresas. A globalização na economia brasileira intensificou-se na década de 1990 com o avanço do processo de liberalização comercial, a crescente abertura aos fluxos de capitais internacionais, e as iniciativas para a constituição de um mercado comum entre os países do Mercosul. Uma possível medida capaz de capturar a globalização da economia brasileira nesse período seria então a intensidade do comércio internacional. (SANTOS, LEON, 2010).
Com a liberalização comercial o país passou a ter uma taxa de desemprego reduzida, a crescente abertura aos fluxos de capitais internacionais fez com que o Brasil conseguisse importar e exportar mais justamente por conta do capital atribuído, e por fim com a iniciativa de se conceder um mercado comum entre os países do Mercosul influenciou bastante para que a globalização se intensificasse mais ainda na década de 1990.
Fazer parte da globalização econômica apresenta vantagens e desvantagens. A vantagem é o acesso às mercadorias e