Macroeconomia
1) Como se relaciona o déficit em transações correntes, do Balanço de Pagamentos com a poupança externa?
A Balança de Pagamentos de um país é um registro das transações desse país com o resto do mundo durante um determinado período de tempo. Os principais componentes da Balança de Pagamentos são:
A Balança de Transações Correntes que registra as exportações e as importações de mercadorias e de serviços; A Balança de Capitais onde são registradas as compras e vendas de ativos; A princípio, a soma destes dois componentes será sempre zero, o que significa que se a Balança de Transações Correntes for deficitária, o país será obrigado a financiar esse déficit. O Brasil, por exemplo, sempre complementou as suas necessidades de financiamento com poupança externa, às vezes na forma de investimentos estrangeiros, e outras na forma de divida. A diferença entre o primeiro e o segundo caso, é que no primeiro temos um sócio, que compartilha dos riscos, no segundo um credor.
2) Relacione saldo em transações correntes, do Balanço de Pagamentos, com necessidade de buscar recursos externos para fechar o Balanço de Pagamentos.
O saldo das transações correntes compõe, juntamente com o balanço de capitais, a Balança de Pagamentos. Assim sendo, mesmo quando o saldo das transações correntes for negativo, pode ser que o balanço de capitais seja suficientemente positivo para fechar a balança de pagamentos sem a necessidade de recursos externos. Por outro lado, mesmo um saldo positivo nas transações correntes não garante que seja dispensável o recurso externo, pois o balanço de capitais poderia ser mais negativo. Concluímos que a informação do saldo de transações correntes isoladamente não permite decidir sobre a necessidade de recorrer à poupança externa.
3) Relacione saldo em transações correntes do Balanço de pagamentos com reservas internacionais do país.
Quando a entrada líquida de capitais não for suficiente para cobrir o déficit de transações