slash
Equipe:
Aluisio Barroso do Nascimento (MORADOR)
Ana Paula Maciel Ribeiro (IBAMA)
Carlos Jose Dantas (IBAMA)
Francisco Mendes Felix (MORADOR)
Raimundo Horta (MORADOR)
No período de 17 a 28 de dezembro de 2005, desenvolvemos atividades de mobilização comunitária, para sensibilização dos moradores acerca do associativismo1, nas comunidades da Reserva Extrativista Baixo rio Branco – Jauaperi (RESEX), através de reuniões, palestras, entrevistas aplicação de questionários e coleta de impressões sobre o processo de implantação da RESEX2.
A área da reserva extrativista baixo rio Branco-Jauaperi (RESEX), está localizada nos municípios de Rorainópolis (RR) e Novo Airão (AM) com área total de 425.245 hectares.
Neste espaço estão situados as comunidades de Santa Maria Velha, Vila Dona Cota, Remanso, Floresta, Itaquera, Samaúma e Xixuaú, no estado de Roraima, nas calhas dos rios Branco, Negro e Jauaperi e as localidades de Tanauaú, Palestina, Gaspar e São Pedro, na calha do rio Jauaperi, no estado do Amazonas.
A VIAGEM
Deslocamo-nos de Boa Vista (RR) para Manaus (AM). Em Manaus reunimo-nos com técnicos do CNPT-IBAMA-AM.
De Manaus, seguimos para área da RESEX em um percurso de 17 horas feito em barco tipo recreio. Aportamos em um flutuante próximo a comunidade de Floresta. Desse flutuante seguimos de barco tipo voadeira até o município de Novo Airão, onde compramos combustível e reunimo-nos com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Airão e lideranças locais para traçarmos estratégias de mobilização na área do Amazonas (calha do jauaperi).
Retornamos à Floresta para reunirmo-nos com o presidente da Associação Ecológica dos Agroextrativistas do Baixo Rio Branco Jauaperi (ECOEX). Então, a equipe seguiu viagem até Santa Maria Velha, onde se iniciaram umas séries de reuniões comunitárias3. A seguir as comunidades visitadas, onde se replicaram as reuniões foram:: Vila Dona Cota, Remanso, Floresta,