Macroeconomia
Matrícula: 201101071176
Período/Turno: Quarto / Noite
Curso: Administração
Turma: 3029 Data: 17/10/2012
MACROECONOMIA
Oferta de Moeda;
Demanda por Moeda;
Banco Central e Mercado Financeiro.
Oferta de Moeda
A moeda tem quatro funções:
1. Meio de troca; A moeda pode ser utilizada para realizar transações, trocando a moeda por algum outro bem ou serviço de valor correspondente. Isto é possível pois seu valor é aceito pelo consenso geral.
2. Unidade de conta; Desta forma, pode se dizer que a moeda é utilizada para dizer o quando determinado bem ou serviço vale no mercado de maneira padronizada.
3. Reserva de valor; A capacidade do dinheiro de preservar o poder de compra. Em ambientes inflacionários, por exemplo, o dinheiro perde esta característica, e não mais funciona como reserva de valor.
4. Padrão de pagamento deferido. A moeda serve para pagamentos futuros, facilitando assim a criação do crédito.
Papel Moeda
É o dinheiro, normalmente impresso em papel, emitido por um banco, e que toda a população acredita possuir algum valor. Tem o mesmo objetivo das moedas metálicas.
Moeda Escritural
É a nomenclatura atribuída ao uso dos depósitos bancários utilizados como meio de pagamento, não constituído de papel-moeda ou moeda metálica emitidas pelo Banco Central (estas chamadas de moedas fiduciárias).
A moeda escritural é criada pelos bancos, que recebem depósitos de seus clientes e concedem empréstimos a outros clientes, pode ser emitida por bancos centrais ou comerciais e é de aceitação condicionada.
Os meios de pagamento surgem da necessidade de movimentar a moeda escritural e podem existir sob duas formas: papel (tipicamente, o cheque) e eletrônica (cartões de crédito/débito, transferências eletrônicas e débitos diretos).
Demanda por Morda
Existem três motivos para a demanda por moeda:
1. Transações / efetuar pagamentos;
Relaciona-se à necessidade de moeda