biologia
Platelmintos (Filo Platyhelminthes)
Características
O filo dos platelmintos reúne animais de corpo achatado, desprovidos de apêndices locomotores. Eles possuem simetria bilateral, ou seja, umadiferenciação da cabeça com órgãos sensitivos e uma região anterior (cabeça) e posterior (calda). São animais triblásticos, pois na sua fase embrionária, entre a ectoderme e a endoderme, aparece umaterceira camada celular, a mesorderme.
Esses vermes têm características que os distinguem dos celenterados e esponjas, sendo elas:
Sistema nervoso e digestivo mais especializado.
Músculos maisdesenvolvidos.
Classificação:
O filo dos platelmintos é dividido em três classes:
• Turbellária
• Trematoda
• Cestoidea
A classe turbelária corresponde ao modelo mais típico do filo. São todosplatelmintos de vida livre e tem como representantes as planarias e as geoplanas
A classe trematoda são os platelmintos que perderam alguns caracteres comuns ao filo, sofrendo profundastransformações, como atrofia ou requessão de certos órgãos e desenvolvimento de outros, com a finalidade de melhor se adaptarem a os hábitos parasitários. Eles são o0s vermes parasitas dos vertebrados. Os animaisque representam essa classe são os esquistossomos e as fasíolas.
A classe cestoídea são os vermes platelmintos de corpo alongado em forma de fita. Podem medir de alguns milímetros a metros decomprimento. Como exemplos temos as solitárias.
Estrutura
Tênia solium e saginata
O que é
Tênia é o nome que se dá a uma espécie de parasita que se hospeda no intestino dos vertebrados. Este parasita pode medir até 13 metros de comprimento.
Tênia Solium e Saginata
A Tênia solium e a Tênia saginata são as mais conhecidas, e, na fase adulta, parasitam no intestino delgado do homem (seu hospedeiro definitivo).
Antes de chegar ao intestino delgado do homem, ela passa por hospedeiros intermediários, que são o boi (Tênia saginata) e o porco (Tênia solium). Após