Macroeconomia
Através desse trabalho, apresentasse três grandes temas da nossa economia e como sua influência pode ser facilmente percebida através da mídia, a importância de métodos quantitativos para informações estatísticas na gestão empresarial e sobre estratégias utilizadas visando organização social, ética e política.
2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1Inflação
Inflação é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda, possui autonomia para se auto alimentar por meio de reações em cadeia, configurando a chamada “espiral inflacionária”. A inflação tem basicamente duas causas: inflação de custos e inflação de demanda. A inflação de custos está ligada ao lado da oferta; ou seja, o nível da demanda permanece o mesmo, mas há aumentos nos custos de produção e custos para ofertar determinado produto ou serviço.
Já a inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação à oferta de bens e serviços em uma economia. A probabilidade de ocorrer inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego.
Uma séria distorção causada pela inflação é a redução do poder aquisitivo das pessoas, principalmente assalariados, que não têm seus rendimentos automaticamente aumentados quando os preços sobem. Outro ponto destacado é o fato que a inflação causa expectativas de aumentos futuros na sociedade. Em outras palavras esse processo gera uma inércia da inflação. Embora tais efeitos negativos, a inflação mostra um lado positivo, onde pode se observar que em épocas em que há inflação está muito baixa, há uma elevação no desemprego. Pode-se interpretar que de certa forma a inflação indica um aquecimento na economia. Como podemos perceber através da mídia:
“A inflação empurra para cima a receita tributária. A arrecadação de R$83,9 bilhões,