MacroEconomia
Resp.: Como primeiro fator, a área cultivável, os BRICs possuem uma área de 32% de terra cultivável do planeta, ou seja, existe muito espaço para o descenvolvimento da agricultura. Com a adoção de novas políticas que sejam atratativas, esses países podem atrair novas empresas nacionais e internacionais para que possam aumentar sua produção e consequentemente aumentar seu PIB. Como pudemos ver, a própria China está facilitando o crédito para que os produtores possam aquecer a economia pagando com a própria produção, mesmo não tendo a propriedade da terra em que plantam. Com uma produção maior, as importações aumentam, apesar de serem produtos agrícolas, e pesam positivamente na balnaça comercial.
O segundo fator que pode ser destacado é que 45% da população mundial econtra-se nesses países, ou seja, o fator trabalho está mais do que garantido, fazendo-se necessário um aumento na criação dos postos de trabalho e a capacitação tecnológica para que o aumento da produção e também da produtividade, possam refletir no PIB desses países.
B) Quais são os maiores desafios que os países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China), mencionados no texto, precisam ultrapassar para serem reconhecidos como países “ricos”, tais quais os países do G7?
Resp.: O maior desafio enfrentado pelos países do BRIC, é a desigualdade social. Nesses países a riqueza concentra-se na mão de poucos dificultando o fortalecimento da economia. Cabe aos governantes desses países, novas políticas que possam melhorar a distribuição de renda, o que fará com que o dinheiro circule na mão de mais pessoas e, consequentemente, irá aquecer a economia. Porém, esse crescimento precisa ser acompanhado de perto para que a inflação,