macroeconomia
República Argentina, República Federativa do Brasil República do Paraguai, República do Uruguai República Bolivariana da Venezuela. Bolívia em processo de adesão
Chile
Colômbia
Equador e o Peru
Procedimentos Preliminares
Segundo Hoji, Masakazu antes de iniciar a análise de balanços existem procedimentos básicos que devem ser aplicados sobre as demonstrações contábeis, para evitar distorções significativas.
Entre alguns procedimentos, o primeiro a ser tomado é a reclassificação das demonstrações contábeis.
Geralmente precisam ser reclassificadas no Balanço Patrimonial, as contas que são as retificadas Duplicatas e Saques, que na grande realidade, empréstimos.
As Receitas e Despesas financeiras devem ser separadas do grupo de Despesas operacionais, na demonstração de resultado, tendo em vista também que o Resultado de Exercícios Futuros podem ser considerado como Patrimônio Liquido (sendo que as contas deste grupo são relativamente pequeno). As contas do Ativo e Passivo Circulante são separados em duas categorias os operacionais e o não operacionais. Segundo Hoji, Masakaru o procedimento refere-se a eliminação dos feitos inflacionários das demonstrações contábeis, pois as elaboradas de acordo com a legislação societária não são inteiramente adequadas por analise.
Classificação de Ativos e Passivos Operacionais
Os proprietários colocam a disposição de seus gestores todos os bens consistentes que a empresa possui, ex.: caixa, contas a receber, estoques, investimentos em subsidiários, maquinas e equipamentos, veículos etc. com o proposito de gerar lucro. Os ativos operacionais podem ser divididos em Capital de Giro Operacional, como