inchamento
Em outras palavras conforme vamos adicionando água na areia, seus espaços vazios são preenchidos ate certo ponto, após atingir sua absorção máxima ela vai começar a perder adensamento.
2- Contexto A areia é formada, principalmente pôr quartzo (SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, mônazita, cassiterita, entre outros. E em função dessa variedade, tem aplicações também variadas. Quase todos os minerais que a compõem são de grande resistência física e estabilidade química. A areia, sendo um agregado miúdo, tem grande capacidade de retenção de água. Quando utilizada em obra, apresenta-se mais ou menos úmida, refletindo de forma considerável sobre a massa unitária. A experiência realizada mostra que a água absorvida, aderente aos grãos, provoca afastamento entre eles, resultando no inchamento. Podemos dizer então, que a areia seca é mais “pesada” que a areia úmida, pois essa umidade superficial aderente aos grãos ocasiona um aumento no volume total. O inchamento é classificado por dois índices:
- Umidade crítica ( hcrítico): é o teor de umidade acima do qual o inchamento permanece praticamente constante.
- Coeficiente médio do inchamento (CMI): É a média dos coeficientes de inchamento nos pontos de umidade crítica e máxima observada.
3- Formula utilizada i=(Po/Ph)x[(100+h)/100] i = índice de inchamento sempre > 1,0.
Po= Peso unitário da areia seca
Ph= Peso