Relatorio Inchamento da Areia
O seguinte relatório tem como objetivo a determinação do coeficiente de inchamento da areia.
2. MATERIAIS UTILIZADOS
2.1. APARELHOS
-Régua rasadora;
-Pá metálica;
-Recipiente metálico em forma de paralelepípedo com dimensões conforme prescrito na NBR 7251;
-Balança.
2.2. MATERIAIS
-Areia.
-Água.
3.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Foi coletado material retirado de uma amostra de areia armazenada no laboratório, de modo a garantir a manutenção das suas características originais.Depois de reunidos todos os materiais, foi executado o ensaio,como auxílio de uma pá metálica, foi feito o lançamento da areia no recipiente a uma de 12 cm. O lançamento foi realizado de forma a espalhar de maneira uniforme o material dentro do recipiente. O processo repetiu-se até que todo o recipiente fosse preenchido. Fazendo uso de uma régua, fez-se o nivelamento da superfície de forma a deixá-la sobra sem relação às bordas do recipiente. Esse processo foi realizado primeiramente para a areia seca e depois, de realizado o ensaio, para a areia úmida. A razão deste era verificar a diferença na massa da areia.
Em seguida, foram adicionadas as respectivas quantidades de água para as umidades necessárias para a amostra. Após certo tempo de trabalho manual, tirava-se o equivalente de volume do recipiente, despejando-o no recipiente a uma altura de no máximo 12 cm, sem qualquer compactação proposital, rasando o excedente com uma barra circular, do centro da amostra para os cantos, em seguida pesando a amostra. Assim, foram obtidos os valores das massas unitárias úmidas.
4. RESULTADOS
Por primeiro, determinamos o valor da massa unitária seca através de uma amostra contida em um recipiente de volume conhecido (15 dm³). A massa da amostra foi medida em 23,24 Kg. Logo:
Assim, foram obtidos os valores das massas unitárias úmidas.
O próximo passo foi a determinação dos coeficientes de inchamento. Como:
Então:
A coluna água