FACULDADE SANTO AGOSTINH1
362 palavras
2 páginas
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSADIEGO GOMES SOARES
RELATÓRIO DE DETERMINAÇÃO DO INCHAMENTO DA AREIA
Teresina – PI
RESUMO
O ensaio do inchamento consiste em adicionar água a uma amostra, e depois verificar o seu volume. Após essas operações, será encontrado um Coeficiente Médio de Inchamento (CMI) junto a uma umidade crítica.
Todo o ensaio é orientado pela norma NBR 6467 – Determinação do inchamento de agregados miúdos. A Areia é um agregado miúdo, pois possui diâmetro médio característica (DMC) ≤ 4,8mm.
- Coeficiente médio do inchamento (CMI): É a média dos coeficientes de inchamento nos pontos de umidade crítica e máxima observada.
- Umidade crítica (hcrítico): é o teor de umidade acima do qual o inchamento permanece praticamente constante.
Esses índices são encontrados com o manuseio e leitura de um gráfico onde a razão entre Volume úmido e Volume seco está em função da umidade.
1. INTRODUÇÃO
O ensaio do inchamento consiste em adicionar água a uma amostra, e depois verificar o seu volume. Após essas operações, será encontrado um Coeficiente Médio de Inchamento (CMI) junto a uma umidade crítica. Todo o ensaio é orientado pela norma NBR 6467 – Determinação do inchamento de agregados miúdos. A Areia é um agregado miúdo, pois possuem diâmetro médio característica (DMC) ≤ 4,8mm.
2. OBJETIVO
Determinar o inchamento do volume da areia.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
300g de areia
Água
Mesa com superfície de vidro
Espátulas
Tubo de proveta
Seringa
Estufa
Primeiramente a areia foi posta na estufa para secagem, depois de seca a areia foi colocada no tubo de proveta para medir o seu volume, logo areia foi despejada na mesa, e com o auxílio da seringa foi adicionado 1% do peso da areia de água, ou seja, 3ml de água e foi feita a mistura. Depois mediram o seu volume no tubo de proveta, o processo se repetiu até o índice de umidade chegar a 4%.
4. RESULTADOS
Tabela 1
5. CONCLUSÃO
Então segundo a tabela 1, pode-se