O CIMENTO NORMAL E O CIMENTO PORTLAND
1202 palavras
5 páginas
O CIMENTO NORMAL E O CIMENTO PORTLAND.TIPOS DE CIMENTO PORTLAND
O cimento Portland é utilizado para quase todas as etapas de processo da construção civil e assim como a brita e vários outros materiais, também tem uma classificação especifica para cada necessidade. Eles são classificados em onze tipos:
1. CP I – Cimento Portland comum e CP I-S – Cimento Portland comum com adição
2. CP II-E – Cimento Portland composto com escória
3. CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana
4. CP II-F – Cimento Portland composto com fíler
5. CP III – Cimento Portland de alto-forno
6. CP IV – Cimento Portland Pozolânico
7. CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial
8. RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos
9. BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação
10. CPB – Cimento Portland Branco
1. CP I – Cimento Portland comum e o CP I-S – Cimento Portland comum com adição:
O CP I é o mais básico dentre todos os cimentos Portland, sua única adição é o gesso, com uma quantidade comum dos demais cimentos. O gesso evita uma reação imediata na hidratação do cimento.
O CP I-S tem basicamente a mesma composição que o CP I, porém sua única diferença é uma adição reduzida de material pozolânico (1% a 5% de uma das adições), por isso esse cimento tem menor permeabilidade causada pelas adições.
Ambos são adequados para construções de concreto em geral quando não há exposições de substancias químicas agressivas presentes no solo ou em água subterrâneas.
2. CP II-E – Cimento Portland composto com escória:
O CP II-E contém uma adição de escória granulada em alto-forno, resultando em baixo calor hidratação. Ele é composto por 56% a 94% de clínquer e gesso, 6% a 34% de escória, podendo ou não tem uma adição de material carbonático, de até 10%. Ele permite produzir um concreto com resistência maior, do que é oferecido pelos cimentos comuns, ele é recomendado para estruturas que exigem um desprendimento de calor em estado mais lento.
3. CP II-Z – Cimento