Macroeconomia
1. INTRODUÇÃO
- Garcia e Vasconcellos (2002, p. 83), a macroeconomia“[...] estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio”.
- Assim sendo, a Macroeconomia considera apenas o nível geral de preços, e não atende as mudanças dos preços dos bens das diferentes indústrias.
2. METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
- Metas a serem atingidas: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição da renda e crescimento econômico.
a) Alto nível de emprego
- Importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias.
- Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras.
- Se não há procura de produtos, a produção diminui e conseqüentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta.
b) Estabilidade de preços
- Um fator que influi na estabilidade dos preços é a inflação.
- A inflação é responsável pelo aumento contínuo e generalizado no nível de preços.
(Contudo, aceita-se que um pouco de inflação seja integrante dos ajustes de uma sociedade em crescimento, porque esse avanço econômico dificilmente se realiza sem que ocorram elevações dos preços).
c) Distribuição da renda
- A distribuição justa de renda também é meta da macroeconomia, tanto em relação ao nível pessoal quanto ao nível regional.
- Observa-se que a cada dia essa disparidade aumenta, ou seja, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres.
-Garcia e Vasconcellos (2002, p. 86) apontam que “[...] a renda de todas as classes aumentou. O problema é que, embora o pobre tenha ficado menos pobre, o rico ficou relativamente mais rico [...]”.
d) Crescimento