Macroeconomia
1. As estimativas de crescimento do PIB em 2012 giram em torno de 5%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:
a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.
b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?
Resposta:
a) O PIB é toda a produção de bens e serviços finais produzidos em um país em dado período. Ele é um indicador quantitativo para medir crescimento econômico e revela o valor de toda riqueza gerada no país.
b) A notícia acima ilustra uma economia em expansão, pois a atividade econômica cresceu, ou seja, a produção aumentou em relação ao período anterior.
2. Cite três conseqüências que a inflação pode provocar.
Resposta:
- Traz efeitos sobre a distribuição de renda, uma vez que nem todos os preços aumentam no mesmo ritmo, ao mesmo tempo;
- Pode afetar as finanças públicas, pois corrói a arrecadação do governo;
- Desestimula a exportação, pois encarece o produto nacional frente ao estrangeiro;
3.O PIB tem a seguinte composição:
PIB = C + I + G + (X-M)
O que significa X-M? Se o valor das importações for maior que o valor das exportações, será bom ou ruim para o crescimento econômico? Explique.
Resposta:
X-M representa a diferença entre as exportações e as importações (valor das exportações menos o valor das importações). Se o valor das importações for maior que o valor das exportações será ruim, pois significa que o que o país produziu internamente não atende a demanda interna, sendo necessário importar produtos.
4.Explique o que é inflação de demanda e quais as possíveis medidas para combatê-la.
Resposta:
Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego,