Macroeconomia
Principais objetivos da política fiscal
Como dito acima os principais objetivos de qualquer política orçamental são: * Acelerar o crescimento econômico. * O pleno emprego de todos os recursos produtivos da sociedade, tanto de capital humano como de material. * Estabilidade de preços, visando não ocorrer grandes oscilações nos indicadores gerais de preços.
Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos.
Comentário: A política fiscal possui ferramentas que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas, ainda sendo utilizada para estimular ou inibir os gastos do setor privado. Se houver uma diminuição dos gastos públicos ou um aumento da carga tributária logo temos a taxa de inflação reduzida, consequentemente diminui os gastos da coletividade.
Política monetária: É a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de moedas e títulos em circulação, de crédito e das taxas de juros controlando a liquidez global do sistema econômico.
Comentário: A política monetária possui certa vantagem em relação à política fiscal, é que a monetária pode ser implementada logo após sua aprovação, só dependendo das decisões de suas autoridades. E a fiscal depende de votação no Congresso, além de ter que obedecer ao príncipio da anterioridade.
Política de rendas: É um conjunto de medidas visando à redistribuição de renda e justiça social. É um dos instrumentos da política económica governamental, juntamente com a política fiscal, política externa e a política monetária.
Comentário: O exercício da política de renda pelo Governo