Macroeconomia
Questões (1, 4, 5 e 7) Paginas 63 e 64
01 – Em que sentido o ataque dos clássicos contra o mercantilismo foi importante na formação das visões dos economistas clássicos sobre as questões macroeconômicas?
04 – Suponha que o gosto do público mude de tal modo que o lazer venha a ser mais desejável que as mercadorias. Em sua opinião, de que modo essa mudança afetaria o produto, o emprego e o salário real do modelo clássico?
05 – Denominamos a visão clássica do mercado de trabalho como uma caracterização de mercado leiloeiro. Quais são as suposições subjacentes nessa caracterização?
07 – Quais fatores são os principais determinantes do produto e do emprego no sistema clássico? Qual é o papel da demanda agregada na determinação do produto e do emprego?
CARDERNO 1 – O Sistema Keynesiano (I): O Papel da Demanda Agregada
Questões (1, 3,4) Pagina 116.
01 – Explique como as origens da revolução keynesiana associam-se ao problema do desemprego.
03 – Explique cuidadosamente a diferença entre investimentos realizados e desejados. Em qual componente dos investimentos ocorre à discrepância entre os dois totais?
04 – Explique a teoria de Keynes sobre a forma pela qual as expectativas afetam a demanda por investimentos. Como se relaciona essa teoria com a visão de Keynes de que a demanda agregada seria instável na ausência de políticas estabilizadoras do governo?
CADERNO 2 – O Sistema Keynesiano (II): moeda, juros e renda
Questões (1, 2, 3 e 12) Pagina 164 e 165
01 – Explique a teoria keynesiana da determinação da taxa de juros. Que diferenças você percebe entre essa teoria clássica da taxa de juros?
02 – Como seria afetado o nível da demanda agregada por um aumento da taxa de juros na teoria keynesiana? Quais componentes da demanda agregada seriam os mais afetados?
03 – quais os três motivos da demanda por moeda, de acordo com a teoria keynesiana? Explique cada