Negociaçao
Para ter sucesso em uma negociação é fundamental que haja conhecimento, informação, comunicação eficaz, poder, (que pode ser compreendido como habilidade de influenciar as pessoas ou situações) e o tempo, sendo outra variável básica, implicando o período disposto no processo. Desta forma elaboramos um relatório com base no material encontrado no nosso PLT juntamente com mais dois autores para podermos analisar as diferentes maneiras de pensar sobre negociação.
Através de uma leitura em materiais de alguns autores foi possível visualizar diferentes conceitos de negociação.
Para o começo de uma negociação deve-se estar ciente de que ambos os lados procuram o melhor resultado, buscando aceitação de idéias, propósitos ou interesses.
Todo processo de negociação tem como base três etapas: Entradas, Processo e Saídas.
Determina-se por Entradas tudo que se pretende do processo de negociação. Uma negociação eficaz requer conhecimento sobre as pessoas com quem se negocia, sobre o objeto de negociação, ter concessões estudadas, interesses a ser priorizado, comportamento dos negociadores e itens a serem discutidos.
É importante entender as variáveis que possam vir interferir no processo, decidir de que maneira a informação e o poder devem ser empregados, estudando uma forma de aplicar a barganha, comunicação e flexibilidade na negociação fazem parte do conjunto para obtenção de resultados, como também verificar as técnicas de negociação. Ou seja, o planejamento da negociação encontra-se em Entradas.
O processo é a negociação em si, é nessa fase que se coloca em prática todo o planejamento, habilidades do negociador e as metas a atingir.
Tratando-se de habilidades do negociador podemos falar que a flexibilidade é uma característica muito importante que