macroeconomia ad1
Parte I
Questões
(1) EXPLIQUE a diferença entre senso comum e conhecimento científico.
R: O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, seria um conhecimento adquirido de forma popular já o conhecimento científico é o que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.
(2) EXPLIQUE qual o papel do trabalho de investigação para a construção do conhecimento científico e INDIQUE sua importância para a administração pública.
R: A ação pesquisadora, ou investigação, é caracterizada como o conjunto de atividades intelectuais tendentes à descoberta de novos conhecimentos científicos e resultados acadêmicos e científicos focados na estruturação de teorias e conhecimentos de validade universal.
Sua importância para a administração pública por um lado mais científico os métodos usados pela administração pública e seus órgãos são métodos cabíveis e de fácil interpretação, no conhecimento cientifico utilizado por meios práticos e técnicos cabe desvendar de forma clara a melhor maneira de administrar um órgão publico, forma essa que pode ser usada por métodos qualitativos e quantitativos abordando o aprimoramento para uma melhor utilização e distribuição dos bens
públicos é o caso da tão falada burocracia que vem sendo utilizada com a intenção de minimizar ou zerar erros dentro da administração e que por ser um processo minucioso torna-se