Biografia de jean-jacques rousseau
FACULDADE DE ECONOMIA
Manual de Introdução à Macroeconomia
Para estudantes de
Licenciatura em Economia, Gestão, e Contabilidade & Finanças
Elaborado por:
Estêvão Júlio Licussa
Janeiro de 2006, Maputo
CONCEITOS BÁSICOS
1.1. Objectivos da Macroeconomia
Se a economia produzisse apenas um bem, digamos o milho, não haveria problemas em analisar o seu desempenho total, se a tecnologia fosse conhecida, os recursos estivessem disponíveis e as condições meteorológicas fossem favoráveis seria possível estimar a capacidade de produção da economia e facilmente detectar os desvios quando ela estivesse a operar abaixo dos níveis previstos.
As causas seriam analisadas e de entre elas poderia estar o não pleno emprego dos recursos disponíveis (capital, terra) ou então talvez houvesse mão de obra desempregada.
Então surgiria a pergunta, porquê desta situação? Que política a adoptar para assegurar o pleno emprego dos recursos?
Observe que os recursos nesta situação ou estão alocados para a produção de milho ou são ociosos.
Nestas condições não haveria problemas em medir o crescimento económico, bastando apenas fazer uma comparação dos sucessivos níveis de produção atingidos nos diversos espaços de tempo.
Alocação
Embora o milho seja o único produto, ele tem, pelo menos, dois usos diferentes. Pode ser usado como alimento – consumo ou como semente – investimento.
Nesta óptica também não haveria problemas em medir a separação, restando apenas a necessidade de registar os valores destinados a cada uso alternativo.
A forma como deve ocorrer a separação, só a própria economia iria se encarregar do facto.
Numa economia centralizada a decisão seria da classe dirigente enquanto que numa economia de mercado milhares de pessoas tomariam decisões entre os produtores e consumidores.
Esta situação traz consigo a possibilidade de esses formuladores das decisões planificarem necessidades diferentes