Regras para elaboraçao de projetos academicos
1. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordado. O titulo deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. A indicação do título da pesquisa é o primeiro passo da elaboração do projeto, onde deve ser exposto de forma clara, indicando o objeto a ser estudado. Para realizar o trabalho de investigação científica o pesquisador deverá definir e explicitar o tema ou objeto de análise de forma clara e direta. A delimitação do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitação geográfica) e temporalmente (período proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua área de trabalho, assim como deve apresentar, já nesse momento, uma indicação do problema que será discutido acerca do tema.
Deve-se ter consciência que esta delimitação será a base para tornar a pesquisa efetivamente viável. Assim, quanto mais circunscrita for à delimitação, apontando para um rumo precisamente delineado, maior a possibilidade de a pesquisa desenvolver algo realmente novo, que interesse o leitor já à primeira vista. O Projeto de pesquisa deve ser escrito de forma tal que pessoas não especialistas no tema, tais como as equipes das agências financiadoras ou organismos de política de pesquisa, possam compreender os argumentos apresentados. Se for necessário utilizar termos muito especializados, estes devem ser definidos. Evitar uma linguagem pesada que dificulte a compreensão das ideias desenvolvidas pelo proponente.
Nesse mesmo sentido, tomar em consideração que o especialista a quem será encaminhado o projeto, deve ler muitos outros projetos. Se a redação é longa, complexa, desordenada, pouco clara, pedante e com erros ortográficos ou gramaticais, o especialista poderá até abandonar a leitura.
Uma redação sintética, bem feita, é