Macroambiente
1) Ambiente Político-Legal: padrões de organização do Estado, formado por leis, códigos, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam comportamentos individuais e coletivos. Exemplos: - Legislação trabalhista: norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho; - Legislação Tributária: se refere às leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, incluindo a fiscalização e as penalidades para quem não cumpre a lei. - Código de Defesa do Consumidor: obriga colocar preço nos produtos expostos para o consumidor, direito de o consumidor efetuar a troca dos produtos dentro de um prazo estabelecido, etc.; - Lei Anti Fumo: proibição da veiculação de propagandas de cigarro na TV; - Lei Seca: proibição de propagandas de bebida alcoólica em determinado horário e de venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais, etc.
2) Ambiente Econômico: as pessoas para poderem adquirir bens ou serviços no mercado necessitam do poder de compra. O ambiente econômico engloba os fatores que afetam o poder aquisitivo do consumidor e os seus padrões de gastos. Ex: inflação, taxas de juros, aumento ou diminuição do PIB (Produto Interno Bruto), distribuição de renda, níveis de emprego, etc.
3) Ambiente Sócio-Cultural: composto por instituições e outras forças que afetam as tradições culturais, valores, ideologias, costumes sociais, mitos, crenças. Produtos e serviços são desenvolvidos de acordo com as necessidades e estilos de vida. Ex: preocupação com a saúde e a estética (academias e produtos diet e light), impacto dos grupos musicais sobre os jovens no estilo de vestir e normas sexuais. 4) Ambiente Demográfico: estudo estatístico das populações humanas e suas características, de acordo com cada região. Devem-se considerar os seguintes