Macro Renda Agregada
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
RENDA AGREGADA
2015
RENDA AGREGADA
Relatório do 4º Semestre apresentado para Avaliação da disciplina de Macroeconomia no Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Prof.(a):
BLUMENAU
2015
SUMÁRIO
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
1.1 FLUXO CIRCULAR DA RENDA 4
1.2 RENDA AGREGADA 5
1.3 DEMANDA AGREGADA 5
1.4 OFERTA AGREGADA 5
1.5 RENDA NACIONAL BRUTA (RNB) 6
1.6 RENDA NACIONAL (RNL) 7
1.6.1 Relação com o Produto Agregado 7
1.7 DESPESAS AGREGADAS 7
1.7.1 Economia fechada sem Governo 8
1.7.2 Economia Aberta com Governo 8
2 REFERÊNCIAS 10
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste capítulo são abordados tópicos da disciplina de Macroeconomia.
1.1 FLUXO CIRCULAR DA RENDA
A produção das empresas (produto) é realizada a partir dos fatores de produção ofertados pelas famílias, que são remuneradas. Os bens e serviços produzidos pelas empresas são consumidos pelas famílias com os recursos provenientes da remuneração.
Em resumo, o fluxo circular da renda é um diagrama que simplifica as relações básicas da economia. Ilustrando a igualdade entre o produto, renda e despesa.
Os fluxos internos um e três giram no sentido horário e representam o lado real da economia (fluxo real). O fluxo um indica que as famílias ofertam trabalho, terra e capital que são demandados pelas empresas. O fluxo três indica que as famílias demandam os bens e serviços que são ofertados pelas famílias.
Os fluxos externos dois e quatro giram no sentido anti-horário e representam o lado monetário da economia (fluxo monetário). O fluxo dois indicam que as empresas remuneram os fatores de produção pagando salário, aluguéis, lucro e juros. O fluxo quatro indica que as famílias gastam consumindo os bens e serviços produzidos pelas empresas.
O fluxo um e dois pertencem ao mercado dos fatores de produção,