6
Ciência Econômica – Fundamentos da Teoria
Macroeconômica
Ciência Econômica – Fundamentos da Teoria Macroeconômica
Macroeconomia
Parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais.
A teoria macroeconômica fornece parâmetros que permitem que a mensuração da atividade econômica geral de dado sistema simplifique o modelo agregativo, tornando possível a utilização de um número restrito de variáveis fundamentais.
A macroeconomia tornou-se um ramo da ciência econômica a partir de 1936, com a publicação de A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, de Keynes.
Cenário Micro e Macro
Econômico
Ciência Econômica – Fundamentos da Teoria Macroeconômica
Macroeconomia
- Estuda o funcionamento da economia como um todo
- Examina como são determinados o nível e o crescimento do produto
- Analisa a inflação e o desemprego
- Indaga a oferta total da moeda e investiga a razão porque certos países prosperam enquanto outros estagnam
Cenário Micro e Macro
Econômico
Ciência Econômica – Fundamentos da Teoria Macroeconômica
O estudo da macroeconomia se inicia sendo explicado pela economia clássica através da lei de Say.
Lei de Say:
A produção das firmas gera o que chamamos de produto agregado e o poder de compra. Ou seja, os trabalhadores são remunerados pela produção do produto agregado. Podemos dizer que a geração do produto cria a sua própria renda. A oferta do produto cria a demanda agregada. A lei de Say afirma que a produção gera poder de compra, assim a renda equivale ao produto gerado, a oferta cria a sua própria procura, logo tudo que for ofertado será demandado.
Desta forma essa lei assegurava a ocorrência do pleno emprego.
Acreditava-se que desta forma não haveria crise na economia, porém essa lei no entanto é derrubada com a crise sofrida pelos