Gasolinadeaviao 110706095850 Phpapp01
3191 palavras
13 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUARPRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM PETRÓLEO E GÁS
• Professor Orientador: Marcílio Pelicano
• Disciplina: Processamento de Petróleo
• Equipe:
Eduardo Pereira – 200951176
Érica Paulo – 200953018
Kefferson Miranda – 200952230
Introdução
• Avgas (Gasolina de avião em inglês) é o tipo de combustível usado em aeronaves equipadas com motores a pistão. Como característica de todos os tipos de gasolina, seu ponto de fulgor é bastante baixo e é extremamente inflamável nas temperaturas normais de operação. Ela deve apresentar algumas características extras, como: Volatilidade, composição química para garantir um longo período de armazenamento, e evitar a corrosão do motor da aeronave bem como o seu sistema de alimentação.
Natureza e composição
• Destila-se entre 30 e 170 ˚C .
• A essa faixa de destilação correspondem hidrocarbonetos de cinco a dez átomos de carbono. • Excluindo os aditivos que são incorporados e as impurezas que ainda permanecem após os tratamentos, as gasolinas de aviação são constitúidas de moléculas de hidrocarbonetos, a maior parte do tipo saturado que são relativamente estáveis, não se combinando facilmente com outras moléculas.
Natureza e composição
Natureza e composição
• Esses hidorcarbonetos que compõem na gasolina de aviação são divididos em tres grupos: parafínicos, naftênicos e aromáticos.
– Os parafínicos são mais inertes e possuem menor ação solvente sobre borrachas e tintas. São os que se apresentam em maior proporção na gasolina, ou seja, com cerca de 70 a 80 %.
– Os aromáticos são quase tão inertes, quimicamente, como os parafínicos, mas exercem uma ação solvente poderosa nos elastomeros, provocando enfraquecimento dos mesmos.
Natureza e composição
– Os naftênicos, ou cicloparafínicos, situam-se entre os outros dois grupos, pos, no que diz respeito à quantidade presente, estabilidade, conteúdo de hidrogênio e poder calorífico.
– As olefinas, que são hidrocarbonetos que participam da