Macro economia de Porto Alegre
PIB Total A evolução da economia gaúcha apresenta forte associação com a economia brasileira pois, além de estar sujeito à mesma política econômica e às mesmas condições do mercado externo a indústria gaúcha possui profundas relações de compra e venda com a indústria brasileira. Assim, a variação do PIB total tem em grande medida acompanhada o crescimento nacional.
Em termos absolutos o PIB total gaúcho que em 2002 era de 105,5 bilhões de reais, quase triplicou no ano de 2012, quando atingiu a cifra de 296,3 bilhões. O PIB brasileiro apresentou comportamento semelhante, passando de 1.477 bilhões para 3.770 bilhões, conforme dados de 2010.
No que se refere a distribuição espacial regional, considerando os dados de 2010, destacam-se os COREDES Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Serra, que juntos respondem por cerca de 52,8% do PIB Gaúcho.
A maior parte dos municípios que apresentam maior PIB, em 2010, são predominantemente industriais e estão concentrados no Eixo Caxias do Sul - Porto Alegre - Santa Cruz do Sul. Os dez municípios que apresentam maior PIB são: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Rio Grande, Gravataí, Triunfo, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Passo Fundo. Juntos estes dez municípios respondem por 45,6% do PIB do Estado.
A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.
Embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul em 2010, confirme a forte participação do Setor de Serviços no Estado, com o crescimento ocorrido durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a agropecuária e a indústria de transformação.
Indústria no cenário macro econômico de Porto Alegre
A indústria responde por