Bolsa de valores
No dia 14/09/13 tivemos a oportunidade de fazer uma visita técnica monitorada pela BM&FBOVESPA, companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, com o objetivo de conhecer o funcionamento da Bolsa tanto na teoria quanto na prática. Além de agradável, o passeio foi rico em informações sobre o mercado de ações e futuros.
Chegando ao local, assistimos um vídeo referente a história da bolsa de valores de São Paulo, desde a sua fundação, até o início do processo de fusão com a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Pudemos também participar do museu interativo, localizado no próprio prédio, tornando os fatos mais reais, com objetos importantes ao decorrer da história.
Foi-nos proposto também, a participação de uma palestra com o intuito de aprendermos um pouco mais sobre este universo e a importância do mercado de capitais na economia.
O Mercado de capitais (ou mercado de valores mobiliários) é conceituado como um sistema de distribuição de todas as atividades que se referem a valores mobiliários e pode ser classificado em dois tipos, mercado de créditos, que tem como características contratos individualizados e responsabilidades intransferíveis, podendo ser de curto ou longo prazo ou o mercado de títulos, tendo como características contratos mais padronizados, podendo ser transferíveis a outras partes.
A estrutura da bolsa de valores de um país está diretamente relacionada com a funcionalidade de seu mercado de capitais, pois ele oferece a oportunidade de aumentar o lucro de organizações, estimula o investimento nacional e internacional, aumentando consequentemente o PIB (Produto interno bruto) do país, movimentando a economia e tendo como objetivo direcionar os recursos financeiros provenientes da sociedade para atividades econômicas, como indústrias, comércios, etc.
Saímos da palestra muito