bilau
Nome:
Exemplos de métodos de pesquisa: Vibrações
Dedução:
Modelagem física: O objetivo da modelagem física é representar esquematicamente todas as características importantes do sistema, visando deduzir as equações que descrevem o seu comportamento. Deve haver um compromisso entre simplicidade do modelo e a precisão obtida, ou seja, o modelo deve ser o mais simples possível, porém mantendo as características principais do sistema.
Modelagem matemática: Nesta etapa é feita a dedução do conjunto de equações diferenciais que constituem o modelo matemático do sistema mecânico. Para isso,utilizamos técnicas apresentadas em dinâmica dos corpos rígidos: 2ª lei de Newton, princípio de D’Alembert, conservação de energia e equações de langrange.
Observação e indução:
Balanceamento estático com medição de fase
Seja o arranjo da fig. 5.6, em que se observa um rotor de um ventilador que se deseja balancear estaticamente e um conjunto de medição de vibração constituído de sensor, amplificador e lâmpada estroboscópica, que permite a determinação da amplitude e fase da vibração induzida por desbalanceamento.
Experimentação e método da diferença:
Interpretação dos resultados
A interpretação dos resultados consiste em comparar as soluções obtidas teoricamente com dados obtidos a partir da observação experimental. Tal interpretação é facilitada através da simulação numérica em computador, quando podemos alterar dados do sistema e repetir várias vezes a solução do modelo matemático até encontrar um modelo que esteja mais próximo da realidade. Assim se os resultados forem bons, podemos aceitar o modelo. Se não forem próximos da realidade devemos voltar à etapa (a) e refazer o procedimento
Referência bibliográfica:
Autor: Prof. Dr. Newton Sure Soeiro
Obra: Curso de fundamentos de vibrações e balanceamento de rotores
Site: Universidade federal do Pará http://www.ufpa.br/gva/Apostilas/Fundamentos%20de%20%20Vibracao.pdf Data: 21/10/2013