Macieira na fitoterapia e no mundo
MACIEIRA NA FITOTERAPIA E NO MUNDO
Mariana Matos
INTRODUÇÃO
O objectivo de o apresentar é expor a maçã como um todo, qual os seus constituintes e quais os seus maiores benefícios para a saúde humana, passando por um aspecto mais geral da maçã como a sua história, como foi espalhada pelo mundo, como se insere na mitologia e na religião. O maior interesse neste fruto é a quantidade de benefícios que traz para o homem como por exemplo o seu papel na prevenção do cancro. Devido aos imensos nomes que a maçã pode tomar, tanto científicos como vulgares, a pesquisa tornou-se extensa pelo que se teve de realizar uma triagem rigorosa para retirar o principal. Este trabalho permitiu um maior conhecimento deste fruto tão apreciado em todo mundo, que aparece na maioria das ementas, tanto pela sua durabilidade como pela sua versatilidade.
MACIEIRA
A maçã é um fruto que provém da macieira.
Ilustração 1 - Macieira
NOMES CIENTÍFICOS
Malus domestica Borkh. e Pyrus malus L. (Cunha, Silva and Roque, 2003)
MACIEIRA NA FITOTERAPIA E NO MUNDO
NOMES VULGARES
A macieira é também conhecida por maçãzeira, mançaneira, maceira e pereiro. (Cunha, Silva and Roque, 2003)
HABITAT E DISTRIBUIÇÃO
A macieira é uma árvore originária da Ásia Central e Ocidental, onde o seu antepassado selvagem ainda existe. Este possui o nome de Malus sieversii. (Wikipedia contributors, 2009) Existem mais de 7.500 híbridos conhecidos da macieira. (Wikipedia contributors, 2009)
Ilustração 2 – O antepassado da maçã Malus sieversii no Cazaquistão
CARACTERÍSTICAS DA MACIEIRA
A macieira é uma árvore pequena com uma coroa muito densa. (Wikipedia contributors, 2009) As folhas são alternas, simples e ovais, com uma ponta aguçada e com margem serrilhada. As flores são produzidas na Primavera em simultâneo com as folhas. (Wikipedia contributors, 2009) As flores são brancas com um tom rosa que desaparece gradualmente. (Wikipedia contributors, 2009) O fruto