Machos e cossinetes
Mecânica de Usinagem
Machos e Cossinetes
Guarulhos
Fevereiro de 2013
Machos e Cossinetes
Ferramentas de roscar
Professor orientador:
Fevereiro de 2013
SUMÁRIO
Introdução 1 1 Machos 2 1.1 Machos manuais 3 1.2 Roscamento manual com macho 4 1.2.1 Etapas de operação 6 1.3 Machos de máquina 7 1.3.1 Rosqueamento em maquinas com macho 8 2 Cossinetes 9 2.1 Tipos de cossinetes 10 2.2 Roscamento manual com cossinetes 12 2.3 Roscamento com cossinete em máquina 13 Conclusão 15 Referências 16
Introdução
Para montar conjuntos mecânicos, usam-se os mais diversos tipos de processos de união das diversas partes que os compõem, um destes métodos é por união de roscas, porem para fabricá-las é necessário executar operações e ferramentas que abordaremos nesse trabalho sobre ferramentas de roscar.
1. MACHOS
Machos são ferramentas que têm a função de gerar roscas internas em furos para o roscamento de parafusos, fusos ou prisioneiros.
Essas ferramentas são fabricadas de aço-rápido temperado e retificado que apresenta em seu corpo filetes de rosca padronizados com canais longitudinais ou helicoidais, cuja função é alojar os cavacos originados pelo processo.
A norma NBR7260 define a terminologia empregada nos machos para roscar.
1.1 Machos Manuais
Machos de roscamento manual são geralmente mais curtos e apresentados em jogos de duas peças (para roscas finas) e três peças (para roscas normais) com variações na entrada da rosca e no diâmetro efetivo e são utilizados com o auxilio de um desandador, existem também machos únicos com formato cônico no inicio e cilíndrico no final. O primeiro macho do jogo tem a parte filetada em forma de cone. O segundo tem o inicio de seu corpo em formato cônico e o restante em formato cilíndrico. O terceiro é de corpo perfeitamente cilíndrico, os dois primeiros são para desbaste e o ultimo para acabamento, a