Cruzadinha
Após algum tempo de uso, as ferramentas de corte geralmente se desgastam, apresentando trincas ou deformações na forma e nas propriedades. Devido a este desgaste, as ferramentas ao serem colocadas em trabalho apresentam um rendimento muito ruim e geram problemas como: aquecimento excessivo, aumento do esforço de corte, o acabamento da peça fica ruim e ocorre o aumento do tempo de confecção. Por esses motivos, as ferramentas precisam ser restauradas.
As ferramentas de corte requerem, principalmente, afiação. Em geral, as grandes indústrias têm um setor de afiação de ferramentas para restaurar o contorno e o perfil de corte das ferramentas desgastadas. Essa operação é feita principalmente por meio de rebolos adequados a cada tipo de ferramenta em máquinas denominadas afiadoras de ferramentas.
Afiar ferramentas de uso manual é a operação que consiste em preparar ou reafiar as arestas ou a ponta da ferramenta, na esmerilhadora(Moto Esmeril), com a finalidade de facilitar a penetração ou dar condições de corte. Esta operação é utilizada na afiação ou reafiação de raspadores, punções de bico, talhadeiras, pontas de compasso e riscadores.
Moto esneril ou esmerilhadora e formada por um Rebolo de material especialmente duro (carborundum) que gira presa ao eixo de um motor elétrico. O rebolo se movimenta em alta rotação. Serve para afiar ferramentas de uma oficina, tirar rebarbas de uma peça forjada ou serrada, arredondar cantos de peças, etc.
Processo de execução
1. Ligue a esmerilhadora.
Precaução
_ Todos os trabalhos de esmerilhamento (Moto Esmeril) exigem uso de óculos de proteção.
Observação
_ Sempre que a superfície de corte do rebolo estiver irregular, é necessário dressar o rebolo.
2. Faça a ferramenta encostar no rebolo, segurando-a com as duas mãos e mantendo-a sempre acima do centro.
Precaução
A ferramenta deve ser segurada com firmeza e cuidadosamente aproximada do rebolo. 3. Movimente a ferramenta,