Macaco Hidraulico
3º Semestre
Docente: Raul Dias Paiva Junior
Discente: Adalberto Demichili
Giuliana Carvalheira
Michael Coelho
Paulo Henrique Pagliarini
Thiago Feltrin Moutinho
Wellington Favaro
Introdução:
Neste trabalho será demonstrado o Teorema de Pascal, que aplicada a um exemplo pratico temos o macaco hidráulico.
Na pratica o macaco hidráulico é um multiplicador de força, o qual é composto por recipientes, tubos, válvulas e uma alavanca.
Neste experimento será utilizado um macaco hidráulico do tipo garrafa com limite máximo de Seis toneladas. Seu funcionamento basicamente consiste em meio à força aplicada sobre a alavanca que, ligada a um pistão menor, irá retirar o óleo do reservatório e injetá-lo ao pistão maior, o qual irá subir. Este processo se repetirá várias vezes ate que a altura desejada seja alcançada ou o limite de altura seja alcançado, cessando o trabalho.
Materiais:
1 Macaco Hidráulico tipo garrafa, limitado a 6 toneladas, da marca Chimpa.
Desenvolvimento:
O uso de fluidos para realizar trabalhos pesados é muito antigo e aplicado vastamente no ramo da mecânica, podendo citar monjolos (o qual se utiliza do peso de um fluido que cai em um recipiente e em seguida, após enchê-lo, se esvazia e retorna a posição inicial, o que pode ser utilizado para quebrar e moer grãos entre outros fins), elevadores de carga, barragens, etc.
Sobre o elevador hidráulico, o qual é o foco e empenho deste trabalho, pode ser entendido como o uso prático do Teorema de Pascal, o qual afirma que: ``A alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente. ´´, o que aplicado a pratica significa que uma força F1 em um recipiente empurrando uma área A1 de fluido irá resultar no aumento do mesma área A2 presente no outro recipiente ligado, causando uma força F2 resultante, portanto F1/A1 = F2/A2 (esta é a formula do teorema de Pascal), assim sendo as intensidades das forças