MACACO HIDRAULICO 2
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
MACACO HIDRÁULICO
Alunos: Gabriel Goulart Cintra – 090950106
Gustavo Brito – 110800023
Professor: Fábio
São João Del Rei
Abril de 2015
1. DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO
O macaco hidráulico é uma ferramenta de muita utilidade para o trabalho que exige muito esforço físico com a elevação de cargas pesadas. É de fundamental importância para uso industrial com elevação de grandes cargas e também para manutenções de automóveis pela sua simplicidade de uso e por sua eficiência.
O princípio do funcionamento do macaco hidráulico foi descoberto em 1652 um jovem cientista francês Blaise Pascal (1623-1662), um grande colaborador nas ciências físicas e matemáticas, através do estudo no comportamento dos fluidos, enunciou um princípio muito importante na Física, o Princípio de Pascal: “A variação de pressão sofrida por um ponto de um líquido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente onde está contido”. O macaco hidráulico funciona com este princípio, transmitindo a pressão exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos e o resultado final é que aplica-se uma força menor do que realmente necessária para se elevar um objeto.
No macaco hidráulico existe uma comunicação entre dois cilindros cheios de fluído e compostos por pistões que se movem em seu interior. A Figura 1 mostra o funcionamento do equipamento.
Figura 1- Princípio do funcionamento do macaco hidráulico
Quando aplicamos uma força F1 no pistão do cilindro mais fino, há um aumento da pressão interna do sistema, por um fator ΔP = F1/A1. Como diz o Princípio de Pascal, em todos os pontos do sistema a pressão vai aumentar pelo mesmo fator. O pistão do cilindro mais largo vai ter esse mesmo aumento de pressão. Portanto, a força exercida sobre ele será de F2 = ΔP x A2.
Como ΔP = F1/A1, a força que aparece sobre o cilindro mais