M1 Fotografia Digital
M1 – FOTOGRAFIA
DIGITAL
Enquadramento
Ano Letivo:
2013/2014
Professora:
Ana Luísa Ferreira
Disciplina:
DCA
Trabalho elaborado por:
Andreia Vieira, nº1
P23
Tópicos
Regra dos terços
Dicas
Linhas diagonais
Pontos de fuga
Linhas de horizonte
Regra dos terços
O que é?
A regra dos terços é um exercício visual onde o fotógrafo olha pelo visor ou ecrã para o cenário que quer fotografar e divide-o em três terços verticais e horizontais. Como funciona?
A aplicação da regra dos terços não é mais do que evitar simplesmente centrar o elemento a fotografar, e posicioná-lo 1/3 acima do fundo e 1/3 à esquerda ou então 1/3 abaixo do topo e 1/3 à direita e assim sucessivamente.
Dicas
Não use somente a regra dos terços. Ela é apenas uma ferramenta, mas há muitas outras formas de encontrar uma boa composição.
Alinhe a linha do horizonte na linha de baixo, se você quiser dar ênfase ao céu, ou na linha de cima, se você quiser dar ênfase ao restante da paisagem.
Numa fotografia de rosto
(retrato) posicione os olhos na linha de cima, ou em uma das intercessões entre as linhas guias. Se o plano for mais aberto, posicione o rosto da pessoa na linha de cima. Linhas diagonais
As linhas diagonais podem levar o olho através de uma imagem e ajudar a gerar uma sensação de movimento. Na fotografia de paisagem, diagonais são formadas usando estradas, riachos, paredes ou outras características lineares.
Pontos de fuga
O que é?
O ponto de convergência das linhas chama-se ponto de fuga e localiza-se na altura da linha horizonte, mesmo que não seja visível. Linhas de horizonte
O que é?
Para criar enquadramentos e composições cada vez melhores, abuse das linhas horizontais e verticais existentes na sua imagem. O horizonte é a principal delas, mas existem inúmeras possibilidades, como prédios, troncos de árvores e móveis. Como funciona?
A aplicação da regra dos terços não é mais do que evitar simplesmente centrar o elemento a