Lógica em um olhar construtivo
Matemática
Catende
2013
trabalho interdisciplinar
Eixo temático: ¨A Lógica em um olhar construtivo”
Luana Eurico de Lima
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da FADIRE - Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, para a disciplina de Matemática.
Prof.Rafael
Introdução
“A lógica em olhar construtivo”
Sabemos que a lógica está em constante construção , e começa apartir das crianças. Para crianças, o plano de aula de lógica deve ser simples e básico. Quando os estudantes entram na faculdade, lógica torna-se uma disciplina bastante difícil, que requer muito estudo e habilidade de raciocínio. No entanto, quando as crianças são introduzidas à lógica pela primeira vez, elas não serão capazes de entender os aspectos mais desafiadores do assunto. Mas, se você der exemplos concretos, elas conseguirão compreender os princípios básicos da lógica.
Para iniciar o ensino de lógica, espere até que a criança chegue na idade escolar. Esse é o momento em que muitas crianças são capazes de compreender o assunto. Ensine lógica de uma forma concreta. As crianças não estão prontas para entender coisas abstratas associadas com lógica, porque a habilidade de entender completamente conceitos abstratos não está desenvolvida nesta idade.
Apresente às crianças aos dois tipos de raciocínio lógico formal: dedutivo e indutivo. Raciocínio dedutivo começa com uma declaração verdadeira, e divide-se para chegar a uma conclusão. Por exemplo, todos os gatos são felinos. Fluffy é um gato. Portanto, Fluffy é um felino. Já o raciocínio indutivo começa com uma ideia específica e segue em busca de uma informação maior: todas as pessoas que já viveram tem um cérebro. Portanto, todas as pessoas tem cérebros.
Dê às crianças mais exemplos de lógica,