A visualidade da montagem no longa metragem Irreversível. Autor Fábio Sadão Nakagawa, PUC SP
5327 palavras
22 páginas
A visualidade da montagem no longa-metragem Irreversível 1Fábio Sadao Nakagawa 2
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutorando do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica
Resumo
Comunicação sobre o longa- metragem Irreversível (2002), filmado pelo diretor Francia
Gaspar Noé. O trabalho busca entender a visualidade da montagem e as relações de visibilidade que constroem a ima gem diagramática da montagem. Trata-se de uma pesquisa sobre a leitura imagética de um formato atuante na linguagem cinematográfica, cujas características principais são: a visualidade da montagem filmica, a desconstrução da narrativa linear e o diálogo com uma percepção repertoriada por outros sistemas de linguagens .
Palavras-chave: Cinema; montagem; visualidade e visibilidade.
Esta comunicação busca compreender, a partir do longa- metragem Irreversível, um formato 3 que está recorrente no cinema contemporâneo, no qual há uma construção fílmica que torna visível a sua própria construtibilidade através da visualidade da montagem.
Além do filme proposto para essa análise, esse modo de construção pode ser percebido, por exemplo, nos longas-metragens de Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra/ 1998); Christopher
Nolan (Amnésia/ 2000); Alejandro González-Iñárritu (21 Gram as/ 2003); Gus van Sant
(Elefante/ 2003), dentre outros. Neles, há a modelização 4 da função poética na mensagem, uma vez que, segundo Jakobson (1988), a sua construtibilidade é feita pela projeção do eixo da similaridade sobre a contigüidade, interferindo, dessa maneira, no fluxo da narrativa e também na leiturabilidade das cenas, que passam a não ser apenas orientadas pelo eixo diacrônico da linguagem.
1
Trabalho apresentado ao NP Semiótica da Comunicação, do VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom
2
Formado em comunicação social. Mestre em comunicação e semiótica e doutorando do programa de pós-graduação da
PUC/SP.
fabio_nakagawa@uol.com.br
3
Formato é um