Analise do filme Radio
Cena 1:
O treinador Jones percebe que os rapazes estão batendo as bolas na parede de um quarto de armazenar objetos que não são muito utilizados. O professor escuta alguém chorando e abre o quarto., nele Rádio esta amarrado pelas mãos e pés, chorando e amedrontado.
Análise:
Podemos notar na cena um comportamento de discriminação por parte dos rapazes, pois
Radio é tratado com indiferença por todos.
Podemos notar na cena, um comportamento operante por parte dos rapazes, ao lançar as bolas nas paredes do deposito, deixando Rádio apavorado. Os rapazes foram estimulados pelo ambiente, e tiveram um ato voluntario.
Também podemos notar um comportamento respondente, por parte de Rádio, quando o mesmo está amarrado e completamente apavorado. O pavor foi estimulado pelo medo, ato involuntário do qual ele não podia controlar devido estar amedrontado com a situação.
A resposta condicionada foi o medo.
Houve também, uma Punição, pois se o treinador não ligasse para essa situação, eles sairiam com o ar de satisfação, porém houve a reação da ação praticada por eles, o treinador fez com que eles corressem até tarde assim tendo um PUNICÃO pelo ato praticado com o Rádio.
Cena 2:
O treinador Jones é avisado da morte da mãe de Radio e vai a sua casa.
Lá Radio chora descontrolado em seu quarto e recusa a sair dele, a casa esta toda revirada e o treinador o consola.
Analise.
Podemos notar na cena um comportamento operante por parte de Radio onde ele quebra os objetos da casa após ser informado que sua mãe esta morta, ele teve uma reação de fúria. Ele poderia ter decidido se quebraria ou não os objetos.
Também podemos ver um comportamento respondente na cena que o Radio chora desesperadamente, pois o choro e desespero foi um ato involuntário desencadeado pela noticia da morte de sua mãe.
Vemos também a extinção na hora em que o treinador consola o Radio dizendo que tudo vai dar certo, ele recebe o