Lógica de programação
Prof. Katia Fushita 2
Lógica
Algoritmo
ENTRADA
PROCESSAMENTO
Onde temos: Entrada: São os dados de entrada do algoritmo. Processamento: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final. Saída: São os dados já processados.
Regras para construção do Algoritmo: Usar somente um verbo por frase; Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática; Usar frases curtas e simples; Ser objetivo; Procurar usar palavras que não tenham sentido duplo.
Prof. Katia Fushita 3
SAÍDA
Formas de representar algoritmos
Sequência Lógica é a descrição dos passos a serem seguidos para se cumprir um determinado objetivo ou solução de um problema. Pseudocódigo é a representação do algoritmo por meio de comandos no português estruturado ou portugol. Fluxograma é a representação do algoritmo por meio de fluxo de dado.
Prof. Katia Fushita 4
Constantes
Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal. Exemplo: N1 + N2 + N3 3 Constante
Prof. Katia Fushita
5
Tipos de constantes positivos e negativos. Numéricas: são números
Exemplo: 2 -123 103 2,3 Literais: são conjuntos de caracteres também conhecidas como alfanuméricas Esses conjuntos devem ser colocados entre aspas. Exemplo: “Tudo” “22/11/00” “-123” “x3@y” Lógica: são valores que representam respostas para expressões lógicas e são compostas somente pelos valores verdadeiro e falso.
Prof.